terça-feira, 25 de novembro de 2014

Gestão de Pessoas em Laboratório

Como vimos durante as exposições feitas nesse blog, os preços dos exames dependem de muitos fatores que vão desde a quantificação de insumos laboratoriais até a incidência de tributos nos variados processos laboratoriais. Dentro dessa perspectiva de gastos e despesas estão também os salários dos funcionários que trabalham com as análises clínicas, a exemplo de técnicos de laboratório, profissionais de limpeza, e profissionais graduados como o bioquímico, o farmacêutico, ou até mesmo o médico.
Todos trabalhando estimulados e em conjunto constroem melhores resultados

O controle de todas as estapas que envolvem o o corpo humano dos laboratórios é denominado de gestão de pessoas. Essa gestão é normalmente feita por profissionais graduados em recursos humanos, os quais são cada vez mais presentes e ifluentes da formação constituinte de empresas e outros negócios. Essa importância dos profissionais em recursos humanos vem aumentando devido as mundanças econômicas, políticas e principalmente culturais das organizações que viram a importância da valorização do corpo humano na empresa para que ela cresça.

Nesse sentido, é necessário que a organização ofereça suporte adequado às pessoas que fazem parte dela, pois estas estão em constante desenvolvimento e aperfeiçoamento e necessitam da disponibilidade da empresa em ajudar o seu processo de crescimento. Assim, as organziações constantemente oferecem cursos para aperfeiçoamento de pessoa, bolsas de estudos em instituições de ensino externas, ou até mesmo disponibilidade de horário para que os funcionários possam estudar se profissionalizar.

Todas essas iniciativas para melhorar a qualidade dos pofissonais que formam uma organização não é diferente com os laboratórios. Ao contrário, faz-se muito necessário, pois os resultados laboratoriais necessitam trabalhar com uma faixa de erro muito pequena devido importância da exatidão e precisão de seus resultados. Isso porque os resultados laboratoriais (análises clínicas) são cruciais na prevenção, diagnóstico e acompanhamento do tratamento de diversas doenças, o que torna a importância deles muito maior. Logo, a valorização do corpo de funcionários que analizam as amostras se mostra muito importante.

Um dos modos de valorização que mais atrai as pessoas mais qualificada, sem dúvidas, é o salário. Por isso, muitos laboratórios oferecem salários bons para atrair os melhores profissionais e, consequentemente, obter os melhores resultados de suas análises. Laboratórios muito conceituados oferecem melhores salários para seus funcionários, enquanto os de menor porte, até mesmo por falta de estrutura financeira, pagam valores menores, o que pode afetar o compromisso de seus funcionários com a exatidão e a precisão dos resultados. Esse é um dos desafios enfrentados por pequenos laboratóiros de análises clínicas, havendo casos em que funcionários ameaçaram contaminar os reagentes e a água para receber mais dinheiro.

Portanto, verifica-se a necessidade de grande investimento no corpo de pessoal dos laboratórios, o que incrementa os custos e, consequentemente, altera os preços cobrados pelas análises. Assim, esse assunto dispertou-me a curiosidade de analisar as condições de trabalho em que se encontram os trabalhadores do ramo de análises clínicas, mas isso será assunto para a nossa última postagem. Até a próxima semana!

Referências:
http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/rh-e-gestao-de-pessoas/
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/empregos/laboratorios-pagam-altos-salarios-1.655992
http://www.cnpsa.embrapa.br/met/images/arquivos/17MET/minicursos/gestaodarotinaemlaboratoriosanaliticoscomfocoempessoas.pdf

8 comentários:

  1. Quando se fala em gestão de pessoas, não se pode pensar que esta é uma realidade que sempre existiu, nem sempre se pensava nas pessoas como sendo o principal ativo de uma organização. Taylor (funador do taylorismo) dizia que deveria haver planejamento e se aplicar métodos científicos no desenvolvimento dos trabalhos, fazendo com que os operários se tornassem cada vez mais experientes naquilo que faziam, realizando assim de modo mais rápido e eficiente a produção. No entanto ele não pensava se os desejos e objetivos do trabalhador estavam sendo realizados, os considerava como máquinas, o que gerava certos problemas, pois estes não se sentiam motivados a realizar seu trabalho. A administração cientifica se fundamentava na racionalização do trabalho, objetivando reduzir tempos gastos desnecessariamente. Na busca de uma de melhores resultados, começou a se constatar a necessidade da valorização das relações humanas. O fatores psicológicos e sociais na produção são bastante relevantes também. Em conseqüência disso, é que passou a valorizar as relações humanas no trabalho. “ As Relações Humanas constituem um processo de integração de indivíduos numa situação de trabalho, de modo a fazer com que os trabalhadores colaboram com a empresa e encontrem satisfação de suas necessidades sociais e psicológicas.” Deste modo, pode-se perceber que começou a haver maior preocupação com as pessoas, notando que estas eram os recursos vivos e inteligentes que toda organização possuía. Surge daí o conceito de Administração de Recursos Humanos, embora ainda havendo problemas por não conseguirem mudar completamente a idéia da importância das pessoas dentro da organização e ainda continuar vendo os trabalhadores como apenas recursos produtivos.
    http://www.administradores.com.br/artigos/academico/gestao-de-pessoas/79383/

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  2. De acordo com Infestas Gil, autor do livro Sociologia das empresas (que pode se aplicar aos laboratórios, como mostra a postagem), o surgimento da Administração de Recursos Humanos (ou de pessoas, termo usado na postagem) foi influenciado pela introdução da Teoria dos Sistemas, proposta por Ludwig Von Bertalanffy. Isso, pois Bertalanffy provou que toda organização é formada por elementos que interagem de certa maneira e, dessa forma, se combinam em uma estrutura organizada. Logo, as pessoas são parte da organização e, portanto, têm sua importância essencial e devem receber seu devido valor, seja ele monetário ou de outra forma. Sendo monetário, evidentemente, encarecerá o preço final do produto produzido, como ocorre nos laboratórios. Infestas Gil diz ainda que, quando uma organização passa a usar um enfoque sistêmico, há uma interdenpendência das partes: ênfase nos processos, probabilismo e multidisciplinaridade. A multidisciplinaridade deve buscar contribuir com outros campos do conhecimento, ou seja, se uma equipe de pessoas é bem estruturada e com diferenciais no conhecimento, obterá maior sucesso. A partir disso, começou-se a enxergar o funcionário como um parceiro, pois o processo produtivo depende de uma ação conjunta, na qual todos buscam sua maior satisfação e alcance de seus objetivos.

    Referências: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/gestao-de-pessoas/79383/
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_de_sistemas

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  3. Nas organizações de saúde, que podem ser tratadas como organizações prestadoras de serviços, a descrição das competências dos profissionais deve ser levada muito a sério. Para estarem bem preparados no mercado atual, é necessário que eles estejam integrados ao negócio e aos objetivos da empresa e que possuam competências técnico-profissionais específicas para realizarem suas operações da melhor forma possível. Além disso os profissionais precisam desenvolver competências sociais, pois estarão se relacionando inteiramente com pessoas, seja o seu cliente externo ou interno. No atendimento à saúde os trabalhadores devem estar especialmente conscientes de sua responsabilidade e possuir uma formação sólida para que consigam atender a todas as necessidades da comunidade para a qual trabalham. Com as alterações que as relações sociais vêm sofrendo ao longo do tempo até atingir o estágio atual, a população passou a ter uma visão e uma postura muito mais crítica dos serviços que lhes são oferecidos. Em resumo, para
    que as pessoas consigam contribuir e participar de forma ativa do desenvolvimento de seus grupos e organizações, precisam estimular, reconhecer e potencializar suas habilidades e conhecimentos. Da mesma forma, a organização, seja qual for sua natureza, para se desenvolver, também precisa descobrir o seu diferencial, determinar seus objetivos e definir o foco sobre a competência essencial e, a partir disso, mobilizar os recursos de toda ordem, especialmente as competências das pessoas, para o alcance dos seus propósitos e do seu sucesso.

    Referências:
    http://www.ead.fea.usp.br/Semead/11semead/resultado/trabalhospdf/484.pdf

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  4. Complementando a postagem é preciso deixar claro que o domínio das competências técnicas não é, todavia, o maior problema para a gestão de rotina dos laboratórios. Considera-se que os cursos superiores, no seu formato mais tradicional, têm fornecido uma boa base teórica aos profissionais que ingressam nesta carreira. Há ainda grande preocupação dos gestores de laboratório em oferecer treinamentos técnicos para reciclar continuamente a equipe ou para familiarizá-la com novas tecnologias. Mas o aperfeiçoamento de competências comportamentais, fundamentais na gestão de equipe a partir do fortalecimento do senso de coletividade, não tem sido alvo do mesmo nível de interesse que os aspectos técnicos. Neste contexto, é fundamental que não só os gestores, mas todos os membros da equipe, possam ter oportunidades para desenvolver a competência interpessoal. Esta pode ser definida como a capacidade de relacionar se com pessoas utilizando-se a comunicação para atingir metas da organização. A partir desses fatores se pode garantir qualidade de trabalho para as pessoas do laboratório, evitando que comentam erros, que poderiam ocasionar o surgimento de exames falsos negativos ou positivos.
    Fonte: http://www.cnpsa.embrapa.br/met/images/arquivos/17MET/minicursos/gestaodarotinaemlaboratoriosanaliticoscomfocoempessoas.pdf

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  5. Os laboratórios são como verdadeiras empresas(na verdade, é o que são) e precisam estar adequados às regras de gestão de pessoal, assim como qualquer empresa. Gestão de Pessoas é o departamento dentro da empresa(laboratório, no caso), responsável por administrar e gerir o capital humano, também conhecido como Departamento Pessoal. Podemos dizer que é o coração da organização, pois todos os processos pessoais de todos os colaboradores passam por essa área.
    É também responsável pela disseminação da cultura organizacional, tendo conhecimento de todos os processos internos, e os mecanismos de funcionamento dos elementos que compõem a empresa. A Gestão de Pessoas é peça fundamental para alcançar os objetivos que uma empresa almeja. Com o Coaching, ferramenta de desenvolvimento humano na qual o profissional desenvolverá habilidades e capacidades, passando a ser um gestor apto a desempenhar com mais destreza, suas atividades essas metas serão atingidas de forma ainda mais rápida. Afinal, empresas são resultados de pessoas.
    Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/rh-e-gestao-de-pessoas/conceito-de-gestao-de-pessoas/



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  6. Em 2011 o laboratório Sabin, São Paulo, foi reconhecido como empresa destaque em gestão de pessoas no ano de 2011. Na ocasião, a sócia-diretora no Sabin, Janete Vaz, disse: Orientamos o profissional em seu desenvolvimento e oferecemos participação nos resultados. Tudo para que ele se sinta reconhecido e atuante dentro da empresa. Investimos em clima organizacional e política atrativa de benefícios e meritocracia”, destaca. A também sócia-diretora, Sandra Costa, completa: “no Laboratório proporcionamos um ambiente de parceria onde a confiança e transparência são os pilares de todas as relações”. Se é um discurso idealizado, não convêm tratar nesse momento. Mas certamente, como dito na postagem, a valorização do profissional de laboratorios de analises clínicas está diretamente associada à precisão do funcionario, como ocorre em vários ramos do comércio. Portanto, como sempre demonstrado no blog, o preço do exame, na maioria das vezes, que reflete na qualidade de trabalho e remuneração dos funcionários, é inversamente proporcional à probabilidade de falhas nos exames, levando-se em conta apenas esse fator econômico.

    fonte: http://www.sabinonline.com.br/site/interna.asp?CodConteudo=239

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  7. Segundo o Guia Salarial Hays/Insper 2014 muitas empresas ofertam aos seus funcionários vantagens que vão além dos altos salários. Podemos aqui citar: auxílio creche/ creche empresa, auxílio farmácia, bolsa estudo, bolsa para idiomas, carro da empresa, cesta básica, seguro odontológico, seguro saúde, vale alimentação, telefone celular, estacionamento grátis, horário flexível, etc. O Laboratório SAbin, por exemplo, valoriza e trabalha todos os aspectos importantes que envolvem a vida do colaborador - a família, a saúde, a vida financeira, as relações de amizade, os sonhos - para que tenham condições de contribuir na realização da missão do Sabin enquanto caminham em busca da autorrealização. Para isso, a empresa oferece um pacote diferenciado de benefícios que contempla pilares como: DESENVOLVER, DESAFIAR, RECONHECER, RECOMPENSAR E COMEMORAR. O Laboratório Sabin oferece desde qualificação profissional e plano de carreira até benefícios diferenciados, como programa de qualidade de vida e política de meritocracia. A empresa incentiva a formação contínua de todos os colaboradores e capacita os potenciais gestores na compreensão do seu papel nas estratégias e resultados empresariais. O Sabin possui um sistema de avaliação 360º, estabelecido desde 2009, que contribui com a política da empresa de valorizar os talentos internos.

    http://www.sabinonline.com.br/site/interna.asp?CodConteudo=49
    http://exame.abril.com.br/topicos/gestao-de-pessoas

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  8. De fato, assim como foi comentado na postagem, percebemos um aumento na preocupação das empresaslaboratoriais em pagar um bom salários para seus funcionários, fazendo com que os postos pareçam interessantes e que haja uma disputa por eles. Dessa forma, a empresa pode conseguir profissionais mais capacitados e precisos. Concomitantemente, as empresas podem investir no aperfeiçoamento de seus funcionários, sem que tenham que gastar para moldá-lo.
    Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/empregos/laboratorios-pagam-altos-salarios-1.655992

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