domingo, 12 de outubro de 2014

Terceirização de Exames

Algumas vezes, os laboratórios se veem numa encruzilhada, principalmente os pequenos e médios laboratórios que ainda não possuem a tecnologia a altura de um laboratório de grande porte: dizer ao cliente que não tem suporte para realizar o exame solicitado ou se comprometer a fazer mesmo sabendo que não tem a tecnologia necessária. Esse último caso não é tão incomum e é conhecido como terceirização de exames.
                                                   A terceirização está em todo lugar

Mas como isso é feito? Os laboratórios coletam as amostras necessárias do paciente e ao invés de realizar os procedimentos laboratoriais a amostra é enviada à outro laboratório com capacidade para realizar tal exame. Como geralmente os custos nos laboratório de grande porte são altos e o primeiro também quer ter seu lucro, o preço dessa terceirização é repassada para o cliente. Por isso às vezes vemos exames feitos em laboratórios mais conhecidos com preços menores do que em alguns menos conhecidos.

                                                   No processamento dos exames são necessários muitos reagentes

Os problemas que levam os laboratórios a optarem pela terceirização ao invés de produzir no próprio laboratório são diversos, principalmente relacionado ao alto custo de produção. Além da falta ou falha do aparelhamento adequado em alguns casos há também as perdas decorrentes de repetições para confirmação de resultados, diluições, volume residual dos reagentes, uso de calibrações, dentre outros.
Essa terceirização é legal. Portarias das Vigilâncias Sanitárias, documentos relativos à qualidade como as Boas Práticas de Laboratórios Clínicos, NBR 14500, programas de certificação da qualidade como o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, SBPC/ML reconhecem o ato de terceirizar exames e estabelecem critérios para que o recurso seja utilizado, sendo a opção de usar o recurso feito pela diretoria do laboratório ou pelo seu representante legal, desde que estes implantem uma sistemática documentada dos processos de seleção para os laboratórios de apoio, dentre outros pré-requisitos.
Mas nem sempre a terceirização deixa os custos mais altos para o laboratório que recebeu o paciente. Um estudo comparativo da relação entre fatores de perdas e custos em laboratórios parceiros, realizado com laboratórios de pequeno e médio porte das regiões sul e centro-oeste, mostrou que dependendo dos valores dessa e de outras relações é possível calcular quando é ou não vantajoso a terceirização, o que está diretamente relacionado com o preço final do exame. Os resultados detalhados dessa pesquisa podem ser observados com mais calma na fonte abaixo.
E termino mais uma postagem. Ainda discutiremos, em postagens futuras, muitos outros fatores que nos fazem pagar caro por nossos exames. Até lá.


Fonte: http://www.newslab.com.br/newslab/revista_digital/123/artigo-1.pdf

9 comentários:

  1. A terceirização de serviços é uma prática administrativa cada vez mais utilizada na área da saúde. No mercado de medicina diagnóstica, o assunto vem ganhando força devido à expansão econômica e as oportunidades de crescimento, como o aumento de beneficiários dos planos de saúde e aquisições. Diante desse cenário, o setor de medicina diagnóstica vem se deparando com desafios, como conseguir mais eficiência e lucratividade em suas operações, entre elas optar ou não pela terceirização. A questão é: seria mais vantajoso terceirizar as áreas de apoio ou verticalizar e, com isso, buscar uma nova fonte de receita?

    ResponderExcluir
  2. A terceirização pode, sim, diminuir os custos de exames. Um laboratório pequeno pode realizar exames que são muito solicitados e terceirizar os que são pouco, sem deixar de atender o seu cliente. Com isso, o custo do exame cai, pois se o laboratório optasse por faze-lo, o custo para a aquisição do material necessário possivelmente não teria retorno pelo preço de exame, diferentemente do laboratório que é terceirizado, que recebe varias encomendas daquele exame. Além disso, é de suma importância os órgãos que regulam essa acreditação, pois com um processo a mais na realização do exame, como o transporte de um laboratório para outro, pode gerar interferências no resultado final.

    ResponderExcluir
  3. A terceirização é uma prática que pode agir tanto no sentido de baratear os custos dos exames futuramente(através da diversificação do número de laboratórios), como também no sentido da consolidação da oligarquia dos grandes laboratórios. Isso ocorre porque seria interessante se os laboratórios pequenos terceirizassem os exames para os maiores, enquanto não possuem porte, mas que com o lucro eles também investissem na infraestrutura de seus próprios. No entanto, se os menores laboratórios se conservarem apenas como repassadores de exames, os responsáveis pela execução de exames mais sofisticados continuarão sendo apenas os laboratórios de grande porte. E isso pode ser prejudicial porque, no caso de exames, o maior número de tentativas/testes pode identificar maior número de falso-positivos ou falso-negativos.

    ResponderExcluir
  4. As vezes, a relação custoXbenefício deixa de ser vantajosa para a opção de produzir no próprio laboratório, já que os custos destes exames produzidos em laboratórios de apoio tornam-se mais em conta.Logo, terceirizar é uma medica estratégica quando se analisa as rotinas que poderão ser feitas por um laboratório. É possível observar, por exemplo, poucos pedidos para um teste específico, exames que necessitam de um número de controles para atender aos protocolos de qualidade aliado ainda a rotinas pequenas, exames de média ou alta complexidade e que exijam investimentos em construção de áreas específicas, equipamentos e qualificação de pessoal, que não justifiquem os altos custos destes processos e exames com relação custo/benefício cuja terceirização possa servir para acomodar um melhor fator para esta relação em benefício do cliente, ampliando as possibilidades no atendimento.

    ResponderExcluir
  5. A terceirização de exames laboratoriais, a meu ver, acentua ainda mais as grandes dificuldades de uma pequeno laboratório concorrer com um grande. Verifica-se um eterno ciclo vicioso de dependência daqueles em relação a estes, já que não dispõem de uma estrutura (profissionais especializados, aparelhamento de de alta complexidade e precisão...) tão eficiente quanto a de um grande. E ainda, é difícil ainda se livrar dessas amarras se o preço dos pequenos não são tão competitivos quanto a dos grandes.

    ResponderExcluir
  6. A terceirização de exames laboratoriais mostrou-se como uma opção para os pequenos laboratórios. Nesse contexto, temos a realidade dos preços elevados das máquinas utilizadas em muitos procedimentos, alguma chegando à faixa dos milhões. Por isso, uma forma de buscar um barateamento dessas máquinas mostra-se como uma opção de evitar essa dependência dos pequenos laboratórios em relação aos maiores, fator que causa um controle do mercado consumidor por poucas empresas. Esse fato é traduzido nos custos, muitas vezes elevados, dos exames, algo que dificulta grande parte da população em realizar os exames necessários, não havendo saúde para as mesmas

    ResponderExcluir
  7. A terceirização pode se mostrar necessária neste mundo cada vez mais competitivo e em que pequenas empresas tem muita dificuldade para avançar. Antes de tudo, o laboratório deve estar ciente se a terceirização terá exito, por isso é necessário que o custo, com reagentes, calibração de máquinas, outras manutenções, pessoal e etc. seja idêntica ou maior que o preço que o laboratório de apoio está pedindo. Só através desse processo a terceirização pode ser viável para o pequeno e médio laboratório.

    ResponderExcluir
  8. Pensando como um proprietário, os laboratórios são, em essência, uma alternativa de investimento de risco. A meta é tornar a empresa mais competitiva, assegurando lucratividade para os acionistas. Para isso, o processo de terceirização de exames é fundamental, pois envolve uma parcela relevante dos exames realizados no laboratório. Normalmente os exames do setor de imunologia e hormônios representam em média 19,79% do total realizado. Os custos de produção, principalmente do setor de imunologia e hormônios praticamente se tornaram proibitivos para o porte dos pequenos e médios laboratórios, em função da falta de escala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Referências:
      http://www.newslab.com.br/newslab/revista_digital/123/artigo-1.pdf

      Excluir